24/03/2024 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O conglomerado Stellantis, que tem sob seu guarda-chuva marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, anunciou, em Brasília (DF), um novo investimento para o mercado brasileiro. Visando trazer 40 novos modelos, o grupo investirá R$ 30 bilhões de 2025 até 2030. Sem revelar quais serão os veículos, a Stellantis confirmou que o primeiro modelo híbrido deverá chegar às ruas ainda no segundo semestre de 2024.
O anúncio na Capital Federal contou com a presença do CEO global da Stellantis, Carlos Tavares, que pouco antes se reuniu com o presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva e com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O investimento anunciado nesta quarta-feira é novo e não englobará os investimentos do ciclo anterior, que eram de R$16 bilhões.
"Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui", disse Tavares.
O valor, que tem sido chamado pela Stellantis de “maior plano de investimentos da história da indústria automotiva no Brasil e na América do Sul”, deverá ser distribuído pelas fábricas de Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ). Não há previsão, porém, de investimentos em unidades localizadas fora do País.
Parte deste valor deverá ser destinado para a produção do primeiro veículo elétrico nacional da Stellantis até o final desta década. Os executivos não deram mais detalhes sobre o plano, mas nos bastidores circula a possibilidade de que esse modelo precursor seria a Ram Rampage EV, com produção na unidade de Goiana.
Novos motores
Antes de trazer esse modelo elétrico, o conglomerado fará o lançamento de três tecnologias Bio-Hybrid flex. Os veículos deverão ser híbridos leves de 12V, sendo impulsionados por motores 1.0 turbo, além de híbridos plenos e híbridos plug-in quando o modelo contar com um motor 1.3 turbo. Além disso, o desenvolvimento de um motor movido exclusivamente a etanol segue nos planos da Stellantis, ainda sem prazo de lançamento.
“Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”, detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.
Atualmente detentora de 31,4% de participação no mercado brasileiro, a Stellantis espera que, até 2030, pelo menos 60% de todas as vendas feitas no Brasil sejam de elétricos, e 20% destes de automóveis e veículos comerciais leves apenas movidos a eletricidade.
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